Inauguração do Novo Mercado Municipal e Rua Dr. Lauro Sodré em Terra Santa – PA

0
837
Mercado municipal Esmaelino de Jesus Machado / Foto: William Galvão

Na noite de sábado 29 de abril de 2017, foi realizada a inauguração do Novo Mercado Municipal, Esmaelino de Jesus Machado, juntamente com a elevação e reestrutura da rua Dr. Lauro Sodré, que se localiza no perímetro Travessa São Sebastião com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O evento teve início as 18:00h e contou com a participação das autoridades, parlamentares que compunham a bancada e com o público presente.
O primeiro Mercado Municipal de Terra Santa, foi construído nos anos 60 na gestão do prefeito Flávio Bentes.
Em 2016, o vereador Iduilson Cavalcante Anequino, indicou o projeto do Novo Mercado Municipal de Terra Santa, na Câmara Municipal, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo então prefeito Marcilio Costa Picanço e concluído na data citada na gestão do atual prefeito Odair José Farias Albuquerque que na época da idealização como secretário municipal de obras já apoiava o projeto.
O projeto tem como homenageado, Esmaelino de Jesus Machado, filho de Apolinário Machado e Marcelina de Jesus Machado, nascido na comunidade se Santa Rosa, município de Oriximiná em 03 de abril de 1935.
Em 19 de outubro de 1968 Esmaelino de Jesus Machado inicia então negócio próprio após a venda de uma casa para formar seu capital e montar uma pequena venda em um Box do antigo Mercado. Em 1976 construiu ao lado do Mercado Municipal um negócio que tornou-se referência, onde encontrava-se uma grande variedade de produtos. Iníciou também a venda a crédito, facilitando e contribuindo assim para o crescimento de muitos outros comerciantes.
Esmaelino de Jesus Machado foi maçom e chegou ao 3° grau da irmandade, com sede em Oriximiná, arriscou-se na política elegendo-se e abandonando o mandato para dedicar-se aos seus negócios, foi criador de gado e contribuiu com a economia local vendendo seus rebanhos aos marchantes e investindo o dinheiro no seu comércio.
Entre seu legado estão grandes contribuições para o comércio local, promovendo o crescimento da economia terras-santense.
Logo após as dedicatórias foi feita a cerimonia religiosa com os líderes representantes dos públicos evangélicos e católicos. Em seguida foi feita a inauguração oficial, sendo convidado o público para adentrarem e conhecerem as novas instalações.
Houve também distribuição de um jantar e sorteio de brindes, concluindo assim a cerimonia de inauguração do Novo Mercado Municipal de Terra Santa.

Comments

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA