Surto de CAXUMBA em Terra Santa – PA

0
1410

Pela primeira vez em Terra Santa foram notificados 59 casos suspeitos de caxumba tanto em crianças, como em jovens e adultos desde junho e ainda esse mês de agosto com poucos casos, sendo que não há confirmação laboratorial de que seja caxumba, por isso foram notificados somente pela avaliação dos sintomas, onde o inchaço o mais conhecido.
A caxumba é uma doenca viral transmissivel e apresenta seus sintomas em torno de sete a dez dias, e os mais latentes e mais graves precisam de um tratamento mais prolongado e muito repouso. A medida de tratamento, é feita atraves de anti-flamatórios e analgésicos receitado por um médico, muito repousando e restrição de contato para não contaminar novas pessoas . No caso dos estudantes deve-se evitar frequentar a escola pelo fato de ser transmissível, e há mais riscos devido ao ambiente fechado das salas de aula. A prevenção é a vacina tríplice viral, que é tomada quando criança, mas a maioria mesmo estando imunizada acabou desenvolvendo a doença.
A enfermeira Luana responsável pela coordenação da vigilância e saúde no município, orienta que as pessoas que suspeitarem estar com a doença procurem um atendimento médico para que possa ser avaliado, salientando que o repouso e essencial uma vez que a doença pode se tornar grave se não tratada adequadamente, principalmente no sexo masculino que pode chegar a atingir os testículos, podendo ate causar esterealidadeidade.

Comments

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA